terça-feira, 29 de maio de 2012

Audiência pública - Lei de diretrizes orçamentárias 2013 (Obra)


O secretário municipal de Obras Alexandre Pinto participou, nesta segunda-feira (28/05), da audiência pública promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara do Rio, sob a presidência do vereador Professor Uóston (PMDB), para a discussão do Projeto de Lei nº 1.360/2012, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2013.

Na área de infraestrutura urbana as metas da SMO são: revitalização da Zona Portuária, através do projeto Porto Maravilha e a continuação das obras do Bairro Maravilha em Triagem, urbanização e revitalização dos espaços públicos - manutenção de praças e áreas verdes, reforma de viadutos, como o do Joá - dragagem de rios e canais, programas de prevenção a enchentes e a reforma da rede de esgotamento sanitário, priorizando a região da Zona Oeste. Há ainda previsão das intervenções prediais, em áreas de riscos.

Entre as obras relacionadas ao transporte público estão previstas as expansões dos trechos Barra/Madureira, da Transcarioca, e Barra/Santa Cruz, da Transoeste, até o final de 2012.

Ampliar o acesso da população aos meios de cultura, esporte e lazer também são diretrizes da secretaria, com a conclusão de obras nas Vilas Olímpicas do Município e a construção de 100 novas quadras esportivas em escolas da rede municipal e nas praças públicas.

Na audiência, a vereadora Patrícia Amorim (PMDB) lembrou que a Câmara aprovou emenda parlamentar, de sua autoria, que padroniza as medidas das quadras esportivas em 20 por 40 metros. "Gostaria de chamar atenção para isso ao realizarem novas obras nas unidades escolares", declarou.

A vereadora Andreia Gouvêa (PSDB) questionou o número de obras realizadas pela Prefeitura desde o ano de 2009. "Foi um investimento de mais de 2.500 postos de obras", esclareceu Alexandre Pinto acrescentando que do total, 60% das intervenções já foram concluídas. Segundo o secretário, até o final do ano esse percentual chegará a 80%, com a finalização de obras como o Hospital da Mulher em Bangu, a reconstrução do Hospital Pedro II em Santa Cruz e a expansão do Hospital Souza Aguiar, destacando ainda a recém-inaugurada maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, no Centro do Rio.

"De 2009 a 2012, os investimentos em obras, serviços e parcerias público-privadas chegaram a R$ 10 bilhões", complementou Alexandre Pinto lembrando ainda a construção de 60 Clínicas da Família e 70 creches municipais, no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário