sexta-feira, 25 de maio de 2012

Audiência pública - Lei de diretrizes orçamentárias 2013 (Transporte)


Reduzir o tempo médio de viagem dos 20 principais percursos da cidade em pelo menos 10%; reduzir a taxa de acidentes com vítimas no trânsito; implantação, até o final do ano, de um sistema tarifário que permita ao cidadão utilizar até 3 transportes coletivos no prazo de 2 horas com um único bilhete e implantação do trecho Barra/Madureira do corredor Transcarioca e o trecho Barra/Santa Cruz do Transoeste até o final de 2012 são as metas apresentadas pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, na audiência pública para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013.

O secretário informou aos vereadores da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira que, após a reorganização do sistema de transporte público, operam na cidade 4 consórcios de ônibus separados por área de atuação: Santa Cruz, Internorte, Transcaricoca e Intersul, administrados pela Coordenadoria Geral de Concessões. A iniciativa permitiu a modernização da frota e utilização de recursos tecnológicos que reduzem a emissão de óxido de nitrogênio, garantindo a qualidade ambiental e maior conforto aos passageiros.

Entre as ações da pasta que visam a racionalização e integração do sistema tarifário, Alexandre Sansão destacou a implantação do Bilhete Único Municipal com a integração média de 350 mil viagens por dia ônibus/ônibus, 40 mil viagens ônibus/trem e, ainda, a meia passagem para estudantes universitários do ProUni e cotistas.

A informação ao usuário, em tempo real, também é outra ação prioritária da pasta. O secretário informou que o Centro de Operações da Prefeitura disponibiliza ao cidadão, através dos veículos de comunicação, 150 boletins de ocorrência diários com dados a respeito das condições do trânsito, interdições e acidentes.

"Além dos boletins diários, investimos na sinalização eletrônica, informando ao usuário sobre tempo de percursos, vias reversíveis, entre outras mensagens", completou o secretário.

A implantação de 27 km de faixas prioritárias para ônibus, inicialmente na Zona Sul e, em seguida, no Centro, foi outra ação destacada pelo secretário. Os corredores BRS, de acordo com Sansão, permitem menor tempo de viagem e melhor ordenamento das vias públicas com menor custo operacional. "O corredor BRS é uma originalidade no tratamento do trânsito coletivo, gerando o aumento da demanda devido ao curto tempo de deslocamento", acrescentou. Também integram, como programa estratégico da pasta, os corredores BRT's . São eles: Transoeste (já em fase de teste), Transcarioca (previsto para 2013), Transolímpica (2016) e Transbrasil (2016), totalizando 155 km.

Alexandre Sansão falou, ainda, sobre a implantação do programa Táxi Boa Praça, inicialmente na área de desembarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim, que permite o reordenamento dos pontos de táxi da cidade. O objetivo é qualificar os profissionais que atuam na praça do Rio. As próximas etapas do programa serão o Aeroporto Santos Dumont e a Rodoviária Novo Rio.

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