segunda-feira, 28 de maio de 2012

Audiência pública - Lei de diretrizes orçamentárias 2013 (Empresa olímpica Municipal)


Na apresentação das metas e diretrizes da Empresa Olímpica Municipal, a presidente do órgão, Maria Sílvia Bastos, esclareceu aos vereadores da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira que cabe a pasta desenvolver, implementar e acompanhar, no âmbito da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, as ações necessárias para execução e realização dos grandes eventos esportivos no Município.

" A EOM é uma empresa que atua em integração com as demais secretarias municipais e, ainda, com os demais níveis de governo, visando a implementação dos eventos esportivos", reforçou.

O órgão será responsável pela implantação do Parque Olímpico, espaço que reunirá o maior número de equipamentos esportivos. Será uma grande área pública onde se encontrarão atletas, espectadores e patrocinadores. Segundo Maria Sílvia, para a construção da infraestrutura do terreno onde funcionará o Parque Olímpico será realizado um consórcio, através de parceria público privado. No local funcionará um hotel, o Centro de Mídia Impressa (MPC) e três salas que servirão, futuramente, de centro de treinamento para atletas de alto rendimento. Como legado, o Parque se tornará uma área urbana de uso diversificado: residencial, comercial , esportivo e de lazer. Ainda caberá a pasta a coordenação dos projetos para construção de equipamentos esportivos como o Parque Aquático e o Centro de Tênis.

O legado dos grandes eventos esportivos para a Cidade foi o principal questionamento dos vereadores presentes na audiência. Maria Sílvia informou aos parlamentares que as grandes intervenções urbanísticas na Cidade já representam "um grande legado", citando os corredores BRT's, Transoeste (em fase de teste) e Transcarioca, e ainda, o Porto Olímpico, que integra o projeto Porto Maravilha. No local funcionarão, durante as Olimpíadas de 2016, as Vilas de Mídia e de Árbitros, o Centro de Convenções e um hotel integrado ao Centro de Convenções. Após o evento, o espaço abrigará um conjunto residencial para servidores do Município, contribuindo para a revitalização da região portuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário