quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comissão discute acessibilidade em prédios públicos


A Comissão Permanente de Direitos da Pessoa com Deficiência realizou nesta terça-feira (31/05), no Plenário da Casa, audiência pública com objetivo de discutir políticas públicas que permitam maior acessibilidade às pessoas com deficiência.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor, declarou a importância de debater a questão com todos os setores públicos, promovendo a acessibilidade na Cidade. Na ocasião, ela relatou a grande dificuldade vivida pelos portadores de deficiência. A secretária ficou paraplégica em 1997 após um acidente de ônibus, quando ainda era treinadora da equipe de ginástica olímpica do Clube de Regatas do Flamengo.

Já o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, informou que ações públicas estão sendo implementadas para garantir a acessibilidade no setor. Questionado a respeito dos ônibus de piso baixo, o secretário revelou que este tipo de veículo tem custo elevado, cerca de 30% a 40% mais caros. Além disso, a falta de adaptação das calçadas dificulta a implantação do transporte. Alexandre Sansão antecipou que a Prefeitura trabalha para tornar possível, em breve, o serviço de ônibus adaptado com piso baixo, já que os atuais elevadores, utilizados para dar acesso aos portadores de deficiência, são lentos e desconfortáveis.

O presidente da Comissão, vereador Jorge Braz (PT do B), justificou sua iniciativa como um meio de dialogar com pessoas em situação de deficiência e extrair delas suas necessidades, assim como falar do que já tem sido feito por parte do Poder Público. Jorge Braz citou o lema “nada sobre nós sem nós” de Alexandre Baroni, militante da causa, que defende a inclusão de pessoas com deficiência na política.

A Comissão também é composta pelos vereadores Dr. Edison da Creatinina (PV), vice-presidente, e José Everaldo (PMN). Também participaram os vereadores Prof. Uóston (PMDB), Reimont (PT) e Tânia Bastos (PRB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário