terça-feira, 7 de junho de 2011

Cidade mais verde


 
Cidade arborizada e cheia de parques bem cuidados é uma necessidade nestes tempos em que lutamos contra gases estufa, é questão de sobrevivência.
Para tratar do verde e de assuntos afins, a Comissão Especial da Câmara do Rio, que tem a finalidade de apurar a situação do “Verde” da Cidade, da arborização, corte e poda, incluindo aspectos legais e estruturais dos Parques Naturais em áreas de Proteção Ambiental no Município realizou, nesta terça-feira (07/06), audiência pública em que compareceram o presidente da Comlurb, Edson Ruffino, o presidente da Fundação Parques e Jardins, David Bezerra, bem como o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Florestal, Clauber Peixoto.
O vereador Paulo Messina (PV), presidente da Comissão, declarou que recebeu reclamações de moradores sobre as questões das podas e cortes de árvores. Sendo a Comlurb o órgão encarregado dessas ações, o parlamentar quis saber quem fiscaliza as atividades desenvolvidas pela empresa. Edson Ruffino esclareceu que a fiscalização do trabalho é feita pela Fundação Parques e Jardins.

O presidente da Fundação Parques e Jardins explicou que o órgão é responsável pelo planejamento e plantio das árvores no Município. David Bezerra informou, ainda, que em 2010 passaram a trabalhar com mudas mais altas, dispensando o uso do protetor de ferro, objetivando melhorar a prestação do serviço pela instituição. Para tanto, a Fundação Parques e Jardins reduziu a lista de espécies a serem plantadas na Cidade de 150 para 75, proporcionando um melhor aproveitamento e dando preferência às nativas.
“A amendoeira, por exemplo, cresce rápido e foi muito usada no passado, mas ela causa muitos danos, como o levantamento de calçada”, esclareceu David Bezerra. A boa notícia é que, até o fim do ano, o Rio receberá o plantio de mais 22 mil árvores, atendendo a necessidade de mais verde na Cidade, conforme anunciou o presidente da Fundação Parques e Jardins.

Já Clauber Peixoto lembrou o impacto negativo entre profissionais do setor quando, em 2008, a Comlurb passou a ser responsável pelo corte e poda de árvores do Município. Ele parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo órgão, mas destacou que o número de técnicos ainda é insuficiente para o trabalho a ser executado. “Ainda vemos muitos problemas em calçamentos ao redor das árvores, o que acarreta grande prejuízo. A Light mutila as árvores. Podemos perceber diversos erros técnicos”, destacou Clauber.
Edson Ruffino divulgou o número 1746, para que a população possa solicitar os serviços de poda de árvores.

Fazem parte da Comissão, ainda, os vereadores Alexandre Cerruti (DEM), relator, Argemiro Pimentel (PMDB), Nereide Pedregal (PDT) e Professor Uóston (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário