sexta-feira, 3 de junho de 2011

Orçamento 2012


A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara do Rio realizou, na última sexta-feira (03/06), audiência pública para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias apresentadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para 2012.

No evento, a secretária Claudia Costin apresentou dez programas, deles constando 45 ações e 45 produtos, e ressaltou as metas que já foram cumpridas e as que ainda serão alcançadas em 2011, além das estabelecidas para 2012, são elas: criar 30 mil novas vagas em creches públicas ou conveniadas; garantir que, ao menos, 95% das crianças com sete anos estejam alfabetizadas ao final do próximo ano letivo; reduzir para menos de 5% a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4º ao 6º ano em 2012; e obter nota média (nas escolas públicas municipais) igual ou superior a 5, 1 para os anos iniciais e 4, 3 para os anos finais do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011.

Dentre os programas propostos pela Secretaria, destacam-se o Reforço Escolar, que trata da realfabetização; ‘Nenhuma Criança a Menos’ e o Intensivão de Matemática e Alfabetização, que propõe reduzir o analfabetismo funcional. Para a secretária Claudia Costin o importante não é apenas realfabetizar, mas sim reforçar a alfabetização. “Cerca de 80% das crianças com seis anos foram alfabetizadas em 2010 e acredito que, nos próximos anos, chegaremos a nossa meta. Só não afirmo que teremos 100% de alfabetizados por conta da Educação Inclusiva, que deve ser implantada com muito cuidado”, afirmou a secretária.

A SME também investe em outros programas como Saúde na Escola, Ginásio Carioca e Escola do Amanhã; a implantação do ensino global, com a introdução da disciplina de inglês para as crianças do 1° ao 4° ano; a criação de apostilas formuladas por 300 professores da rede e a distribuição bimestral do caderno pedagógico como ferramentas diferenciadas para a Educação.

Claudia Costin enfatizou que sua pasta vem conseguindo grandes avanços. E acrescentou que a Secretaria pretende não só trabalhar com alunos, como também com a qualificação do professor, através de convênio com a MULTIRIO (Empresa Municipal de MultiMeios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário