quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Inauguração da UPA 24h de Costa Barros


A Prefeitura do Rio inaugura hoje (16) de dezembro, às 11h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Costa Barros, na Estrada Botafogo próximo ao CIEP Anton Makarenko. Com serviços de urgência e emergência médica e odontológica, a nova unidade beneficiará 150 mil pessoas e terá capacidade para atender a cerca de 9 mil pacientes por mês.

A UPA de Costa Barros terá consultórios médicos, odontológico, de classificação de risco e de atendimento social, laboratório de análises clínicas, farmácia e central de esterilização. Além disso, haverá salas de observação com nove leitos para adultos e quatro para crianças; de reanimação de emergência, com quatro leitos; de imobilização/gesso; de sutura; e dois leitos de observação individual.

Os pacientes também poderão realizar exames laboratoriais, de raio-x, eletrocardiograma, nebulização, curativos e suturas.

Nosso prefeito Eduardo Paes falou sobre a necessidade de uma unidade de saúde nessa região:

- Estamos investindo na evolução da saúde, para que as pessoas não precisem ficar nas emergências dos hospitais por qualquer motivo. A UPA faz o atendimento mais emergencial para liberar a pressão sobre os hospitais da rede pública. Em paralelo a isso, temos as Clínicas da Família que fazem o atendimento básico de saúde. Juntas significam uma diminuição do número de doentes nos grandes hospitais, que podem se dedicar aos casos mais graves – destacou Paes.

Além das obras de estrutura da UPA, a Prefeitura também realizou a urbanização e recuperação do terreno. Como colocação de grades, ligação de infraestrutura, pavimentação, paisagismo, construção de parque infantil com escorrega e balanços, quiosques, área de espera e estacionamento.

Para Maria de Jesus, moradora do bairro há 19 anos, a construção de uma unidade de saúde em Costa Barros era um desejo antigo dos moradores:

- Essa é a coisa que os moradores mais queriam pra cá. Principalmente eu, que sou avó e me preocupo com a saúde dos meus netos. Tínhamos que ir até Irajá para conseguir atendimento, mas agora vamos ter aqui perto de casa essa UPA que vai nos ajudar bastante – disse.

Venha e traga sua família. Sua presença é fundamental para o sucesso de nosso evento! Estaremos juntos neste grande dia.
Parabéns a todos por mais esta conquista! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário