sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA



O Palácio da Cidade foi palco para o lançamento, terça-feira (07/12), do Programa Cartão Família Carioca, desenvolvido pela Prefeitura do Rio, que prevê a transferência de recursos para famílias de baixa renda, complementando o Bolsa Família, do Governo Federal.

A cerimônia contou com a participação do Presidente da Câmara do Rio, vereador Jorge Felippe, e de parlamentares cariocas, entre eles, Professor Uoston, José Everaldo, Dr. Gilberto, João Mendes de Jesus, Marcelo Piuí e Jorginho da SOS, além dos suplentes Marcelo Arar e Argemiro Pimentel. Também estiveram presentes os ministros Carlos Gabas, do Ministério da Previdência Social; Márcia Lopes, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome; o Ministro das Cidades, Marcio Fortes; o vice governador, Luiz Fernando Pezão, além de deputados federais e secretários municipais e estaduais.

Para a implantação do Cartão Família Carioca serão destinados, inicialmente, 130 milhões de reais, recursos próprios da Prefeitura. O benefício poderá será retirado a partir do próximo dia 17 de dezembro, nas agências da Caixa Econômica Federal. Os valores a serem pagos podem variar entre vinte a quatrocentos reais, dependendo da renda familiar e do número pessoas. Entretanto, estima-se uma média de setenta reais para uma família de quatro pessoas (um adulto e três crianças matriculadas na rede municipal). Oitenta por cento das famílias beneficiadas residem nas zonas norte e oeste da Cidade. O Cartão Família Carioca assistirá cerca de 53 mil pessoas em Santa Cruz e 52 mil no Complexo da Penha e do Alemão. Ao todo, mais de 440 mil pessoas serão atendidas.

Em seu discurso, o Prefeito admitiu sua inspiração na política do Governo Federal e anunciou que nos próximos 2 anos o Executivo Municipal voltará a sua atenção para as classes mais carentes. “Vamos estar com o olhar mais atento para quem precisa”.

Na mesma solenidade, o Governador do Rio, Sérgio Cabral, se comprometeu em ampliar o Programa para outros municípios da região Metropolitana. “Vou chamar as Prefeituras e se, eles toparem, eu vou levar o Cartão Família Carioca para a região metropolitana. Eu pago a metade, e eles pagam a outra”, declarou o governador.

O Programa ainda premiará, de forma adicional, os alunos matriculados na rede municipal que estiverem cadastrados no Programa e, que apresentarem bom desempenho escolar. Neste caso, os jovens deverão apresentar melhoras no seu rendimento em pelo menos 20%. Caso consiga atingir ou superar essa meta, será pago, bimestralmente, a quantia de cinqüenta reais por aluno, ou até duzentos reais anuais. O objetivo inicial da Prefeitura é atingir cerca cem mil famílias cariocas e retirá-las da linha da pobreza.

4 comentários:

  1. Que mora na baixada tem direito ao cartão carioca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para receber o benefício do Cartão Família Carioca as famílias devem cumprir todas as exigências do Bolsa Família: na educação, na saúde e na assistência. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um forte abraço!

      Excluir
  2. ja recebo o beneficio do bolsa familia tenho direito tambem de receber o beneficio do cartão familia carioca ,e como faço para me cadastrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cartão Família Carioca é um programa que garante uma renda mensal complementar às famílias do programa Bolsa Família. O valor do benefício depende da renda e do número de pessoas da sua família. E as famílias que têm menos renda ganham mais. Para receber o benefício do Cartão Família Carioca as famílias devem cumprir todas as exigências do Bolsa Família: na educação, na saúde e na assistência social. Lembrando que apenas um adulto e três crianças em idade escolar (até 18 anos) por família podem ser inscritos no Cartão Família Carioca. Um forte abraço!

      Excluir