terça-feira, 22 de novembro de 2011

Orçamento 2012 - Empresa Olímpica Municipal


O auditório da Câmara do Rio recebeu nesta segunda-feira (21/11) representantes da Empresa Olímpica Municipal (EOM) para análise do Projeto de Lei nº 1.141/2011, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa despesa para o exercício financeiro de 2011. Foram convidados a diretora executiva da companhia, Maria Sílvia Bastos Marques, e o diretor financeiro, Ari Verner.

A proposta orçamentária para 2012 é de R$ 10 milhões. Orçamento pequeno, para um grupo de trabalho enxuto, como definiu o diretor Ari Vainer. "A idéia é que esses valores sejam suplementados à medida que tenhamos necessidade. Temos um grupo de trabalho pequeno, de 40 pessoas, para termos mais agilidade".

A Empresa Olímpica Municipal foi criada em junho deste ano, mas funciona de fato há dois meses. Tem período de trabalho pré-determinado (até dezembro de 2016), é ligada ao gabinete do prefeito, e seu foco de ação é fazer o acompanhamento e gestão dos processos relativos aos Jogos Olímpicos, em integração com diversos órgãos governamentais, em diferentes esferas de Poder.

A diretora Maria Silvia ressaltou a importância do legado dos Jogos para a cidade, mas chamou a atenção para as diferentes interpretações que o termo sofre. "Esperamos que a empresa sirva de modelo e legado para a prefeitura. Mas precisamos definir o que é legado. Existe muita ansiedade por parte da sociedade, mais ainda não nos demos conta do impacto que isso vai causar na nossa vida", afirmou.

A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) reclamou da falta de concentração em só um lugar das informações relativas aos gastos da Prefeitura. "Está tudo espalhado. Se está impossível para os vereadores acompanhar os gastos, imagina para o cidadão". Ela sugeriu que o comitê de Legado, órgão subordinado a EOM, ouça as reivindicações das associações de moradores.

O Presidente da Comissão, vereador Prof. Uóston (PMDB) defendeu as grandes obras realizadas na Barra da Tijuca. Para ele, os corredores viários serão a "salvação" do bairro e de toda a região. Ele ainda criticou a subutilização de equipamentos esportivos na região de Deodoro. "Eu fico mal quando passo em Deodoro e vejo os equipamentos se degradando. Penso em quanta gente poderia ser beneficiada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário