domingo, 17 de julho de 2011

Rio ganha centro para tratar obesos

Unidade terá endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos
POR PÂMELA OLIVEIRA

Pacientes que sofrem de obesidade e dependem do serviço público de Saúde ganharão um importante aliado. A Secretaria Municipal de Saúde inaugura hoje o primeiro Centro de Referência para Obesos. A unidade, que funcionará na Clínica da Família de Acari, contará com psicólogos, nutricionistas e endocrinologistas especializados no tratamento de pessoas com o problema. Até o fim do ano, outros dois centros serão abertos na cidade.
“No centro, o obeso fará exames, receberá orientação de psicólogos especializados em tratar a compulsão por comida e, se for o caso, será encaminhado para cirurgia”, explica Daniel Soranz, subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde da secretaria.
REMÉDIOS DE GRAÇA

Os pacientes receberão também os medicamentos necessários. Além disso, o centro terá um consultório e uma sala para atividades de grupo e orientação nutricional. “Nossa expectativa é atender 30 pacientes por mês. O objetivo é não só tratar a obesidade, mas a saúde do paciente como um todo. Uma obesa que está com o exame preventivo atrasado, por exemplo, terá a garantia do exame”, afirma.

Para receber os pacientes, a unidade, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, precisou de equipamentos diferenciados: maca que suporta até 200 kg, balança de até 300 kg, cadeiras e aparelho de pressão especiais para os pacientes.

“Nossa preocupação não é que a pessoa fique magra, mas que viva mais e melhor. A obesidade aumenta o risco cardíaco e a incidência de várias doenças”, alerta Soranz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário