sábado, 16 de julho de 2011

Abertura dos Jogos Militares



As competições dos 5º Jogos Mundiais Militares serão realizadas até o dia 24 de julho no Rio de Janeiro

O prefeito Eduardo Paes participou na noite deste sábado, dia 16, ao lado da presidente Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral, dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e dos Esportes, Orlando Silva, do presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), Coronel Hamad Kalkaba Malboum, entre outras autoridades, da abertura oficial da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, realizada no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Engenho de Dentro.

A festa de abertura contou com apresentações sobre a fauna e flora brasileira. O evento teve ainda Zizi Possi cantando "A paz", de Gilberto Gil e João Nonato. Representando o imaginário infantil em relação aos militares, Toquinho cantou "Aquarela". A pira foi acesa pelo ex-jogador de futebol Pelé, em uma referência ao passado militar dele, que no fim da década de 50 integrou a seleção do Exército. Também se apresentaram na cerimônia o grupo Paralamas do Sucesso, a cantora Alcione, entre outros artistas.

Os Jogos Mundiais Militares são realizados a cada quatro anos, a exemplo da Copa do Mundo e das Olimpíadas. A primeira edição aconteceu em Roma, em 1995, como forma de celebrar os 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. As edições seguintes foram em Zagreb (Croácia, em 1999), Catânia (Itália, em 2003) e Hyderabad (Índia, em 2007).

As competições dos 5º Jogos Mundiais Militares serão realizadas até o dia 24 de julho na cidade do Rio de Janeiro, onde mais de 6 mil atletas de mais de 100 países estarão reunidos.

2 comentários: