sábado, 28 de maio de 2011

Quinta Audiência Pública para discutir as diretrizes orçamentárias


A Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara do Rio, realizou na última sexta-feira (27/05), a quinta audiência pública para discutir as diretrizes orçamentárias apresentadas pelo secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.

As principais metas da Comlurb para 2012 são reduzir em 8% a emissão de gases causadores do efeito estufa e acabar com o envio dos resíduos sólidos da Cidade para os aterros de Gramacho e Gericinó, além de tornar mais acessível a coleta de lixo nas comunidades do Rio. As ações serão cumpridas através de três programas: gestão sustentável de limpeza urbana, conservação e melhoria de logradouros e espaços de interesse público e novo aterro sanitário.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, apresentou como principal objetivo da secretaria a modernização dos serviços de conservação como iluminação, esgotamento sanitário e contenção de encostas. “Uma das conquistas no ano de 2011 foi a reciclagem do material para realização de obras em asfaltos, o que contribui para a conservação do meio ambiente e ameniza os gastos dos cofres públicos”, ressaltou Osório.

O presidente da Comissão, vereador Prof. Uóston (PMDB), elogiou a apresentação do secretário e ressaltou que a atual gestão tem apresentado resultados bem diferentes das anteriores. O parlamentar também falou sobre a cultura da população de que se todas as luzes da Cidade estiverem acessas é porque está segura e iluminada. “Quando eu ligo para reclamar eu não me preocupo em ver se todas as luzes estão acessas, mas sim se está iluminando a rua de forma adequada. Dá para ver a diferença de uma rua bem iluminada e uma com uma iluminação antiga”, destacou o parlamentar.

A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), vice-presidente da Comissão, também elogiou o trabalho da SECONSERVA, mas deixou claro que ainda existe muita coisa a fazer. “Por mais que tenha avanços, ainda existe muita reclamação da população quanto aos serviços prestados. A falta de iluminação não pode mais ser capa dos jornais. Enquanto houver reclamação, haverá o que fazer” disse a vereadora.

O vereador Rubens Andrade (PSB) questionou Roberto Osório sobre a existência de entulhos em algumas localidades e propôs que seja estudado um modelo de implantação de reciclagem destes resíduos. O parlamentar também falou sobre os bueiros, indagando qual órgão é responsável em multar as concessionárias sobre os acidentes que aconteceram recentemente no bairro de Copacabana.

Também estiveram presentes o vereador Jorginho da SOS (DEM), a subsecretária de Gestão da SECONSERVA, Sueli Massambane Borges, o sub-secretário de Engenharia e Conservação, Marco Aurélio Regalo de Oliveira, a diretora-presidente da Comlurb, Ângela Fonti e o diretor-presidente da Rioluz, José Henrique Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário