quarta-feira, 25 de maio de 2011

2ª Audiência Pública do Orçamento 2012


A segunda audiência pública que discute as Diretrizes Orçamentárias para 2012 abordadas no Projeto de Lei n° 910/2011, de autoria do Poder Executivo, foi realizada nesta terça-feira (24/05), no Plenário da Câmara do Rio.
Na reunião, a Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira convidou a Secretaria Municipal de Transportes para esclarecer os programas e ações que serão realizados no próximo ano.
Os programas estratégicos para 2012 estão divididos em quatro ações: Racionalização e Integração Físico-Tarifária do Bilhete Único, Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. Essas ações correspondem à organização de corredores expressos que serão exclusivos para transportes coletivos. O objetivo é estabelecer a ordem nas paradas obrigatórias, diminuir o fluxo intenso nas vias e aumentar a qualidade do serviço prestado à população. Segundo o Secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão Fontes, as principais metas são reduzir o tempo médio de viagem em pelo menos 10%, reduzir o gasto diário dos usuários de transporte público em no mínimo 10% e ampliar até o final de 2012 o Bilhete Único Carioca em até 15% no total de pagantes que hoje são de 40 mil.
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) questionou que grande parte dos investimentos públicos para as Olimpíadas e a Copa do Mundo estão direcionados ao bairro da Barra da Tijuca. De acordo com a parlamentar “o desenvolvimento da cidade do Rio não está na Barra da Tijuca, outras áreas deveriam ter maior atenção como Zona Oeste e Zona Norte. A grande preocupação são os gastos excessivos nos corredores expressos que não atingem a quantidade suficiente de pessoas e poderiam trazer problemas futuramente”.
Para 2010, o Secretário Alexandre Sansão afirmou que serão instalados na Tijuca sinais inteligentes capazes de se auto programarem de acordo com a necessidade do trânsito. Esse seria o primeiro passo para o progresso tecnológico no trânsito do Rio. Até 2012 todos os postos de operação, que auxiliam na segurança e no controle do trânsito carioca, serão modernizados e mais 400 postos distribuídos em toda cidade. Além dos membros da Comissão de Finanças e Orçamento, participaram da audiência os vereadores Paulo Pinheiro (PPS) e Jorginho da SOS (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário