quinta-feira, 17 de março de 2011

Prefeito Eduardo Paes dá início à construção da Transcarioca

Corredor exclusivo para ônibus articulados ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional

O prefeito Eduardo Paes deu início, nesta quinta-feira, à construção da Transcarioca, corredor expresso exclusivo para ônibus articulados que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, passando por bairros como Madureira e Penha, região importante do subúrbio carioca.


Durante a cerimônia, o prefeito afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu dicas de restaurantes e lugares para visitar no Rio e afirmou ser um orgulho para o povo receber um líder como o americano.

Paes afirmou também que algumas desapropriações estão mais complicadas de serem resolvidas, pois os moradores não querem deixar as suas casas. Para estes casos, o prefeito informou que Justiça será a responsável pela decisão. Paes deu o exemplo do bairro de Campinho, onde os moradores tiveram de ser removidos para Cosmos. Após protesto, o prefeito decidiu que todos serão idenizados. 

As obras do BRT (Bus Rapid Transit) começam pelo Primeiro Lote, já licitado, que fará a ligação entre a Barra e a Penha. A Transcarioca, a Transoeste (Jardim Oceânico/Santa Cruz/Campo Grande) – já em construção – e a Transolímpica (Barra-Deodoro), fazem parte do conjunto de obras viárias da Prefeitura para preparar a cidade para as Olimpíadas de 2016, sendo importantes legados dos Jogos para todos os cariocas.

A Transcarioca vai melhorar a mobilidade urbana na cidade, principalmente no deslocamento entre as zonas Norte e Oeste. O tempo gasto no trajeto entre a Barra da Tijuca e a Ilha do Governador, por exemplo, será reduzido em mais de 60%, trazendo maior economia e qualidade de vida aos moradores de todos os bairros cortados pelo corredor expresso. Com 39 quilômetros de extensão e sistema integrado com outros transportes (metrô e trens e ciclovias), a Transcarioca deverá atender a mais de 400 mil passageiros por dia.


As intervenções no primeiro lote começaram com a construção do mergulhão do Largo do Campinho, em Madureira. A previsão é de que a Transcarioca esteja pronta e operando em 2014, a tempo para outro grande evento na cidade, a Copa do Mundo de Futebol. Até lá, as 45 estações, 4 terminais para embarque e desembarque de passageiros, nove pontes, quatro mergulhões, 10 viadutos, duplicação de pistas e projetos de urbanização das áreas adjacentes estarão concluídos.

Fonte:
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/3/paes_da_inicio_a_construcao_da_transcarioca_15129%209.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário