segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Novo Plano Diretor da Cidade é sancionado


A Cidade do Rio de Janeiro já tem um novo Plano Diretor. Na quarta-feira (02/02), um ato solene realizado no Salão Nobre da Câmara do Rio, marcou a sanção do Projeto de Lei Complementar nº 25/01, que dispõe sobre a política urbanística do Município instituindo o Plano Diretor da Cidade. A solenidade, presidida pelo vereador Jorge Felippe (PMDB), presidente da Casa, contou com a presença do prefeito Eduardo Paes para a assinatura simbólica de sanção ao projeto, que passa a ser Lei Complementar nº 111/11.

“A sanção do Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro é um marco desta Legislatura, que conseguiu aprovar o projeto de lei que tramitava na Casa há aproximadamente 10 anos”, destacou o vereador Jorge Felippe, relembrando ainda, que o projeto de lei foi objeto de muitos questionamentos, o que dificultou sua tramitação. “Nessa Legislatura realizamos mais de uma centena de audiências públicas, recebemos mais de mil emendas de vereadores, sindicatos, associações de moradores, ouvimos líderes comunitários para que desta forma nossa Cidade tivesse uma legislação moderna voltada para seu desenvolvimento. Por isso, esse é um momento de extrema importância para o Município”, acrescentou.

Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância da aprovação da matéria. “Eu acredito que este seja o momento mais importante no meu mandato e da atual Legislatura. O Plano Diretor é uma espécie de bússola que o Município deve seguir para poder crescer e, foi graças à eficiência desta Legislatura, graças à parceria com o Executivo, ao entendimento e desejo que a Cidade se desenvolvesse, que foi possível sancionar o novo Plano Diretor”.

Participaram da cerimônia os vereadores da Câmara do Rio e secretários municipais.

2 comentários:

  1. Falar-se em Plano Diretor é tudo muito lindo, mas os resultados verdadeiros ficam a desejar!
    Por exemplo, Anchieta é um dos bairros mais abandonados pela Prefeitura atual, do PMDB. Não se cumprem as posturas municipais, cada comerciante utiliza o espaço público como bem entende (dentro do túnel, sob a linha férrea, se vende de tudo e em ambos os emboques também, além de um ponto de água clandestino junto ao muro da rede ferroviária) ruas viram prolongamentos de oficinas e estacionamentos sobre as calçadas, e nenhuma cesta coletora de lixo se encontra nas ruas do bairro, em total abandono pela Comlurb, além de outras desordens urbanas!
    Que prefeitura é essa que entrou cheia de pompa e não sabe fazer coisa alguma?

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que o nobre amigo que não quis se identificar não perceba a mudança que nossa região como um todo, não apenas Anchieta vem sofrendo.

    Acredito que todos saibam e vejam, mas vale apena lembrar que a Prefeitura a nosso pedido substituiu mais de mil pontos de luz em Anchieta, Ricardo e Mariópolis, melhorando a segurança no período noturno. Nossas praças estão todas sendo recuperadas algumas como é o caso das Praças Granito e Itanhomi foram completamente reformadas, com campos de grama sintética entre outros benefícios.

    Quanto a COMLURB devo deixar claro que o diretor de Deodoro, que é o responsável por nossa região é um grande amigo e vem fazendo um ótimo trabalho. Caçambas de lixo não são mais necessárias devido a 100% de nossas ruas serem atendidas com coleta regular. Nossos principais pontos de aglutinação de pessoas como a Praça de Ricardo tem sim lixeiras, é só conferir.

    Sobre utilização de calçadas por barraquinhas, oficinas etc. Significa que a tradição de bairro familiar permanece, os amigos se encontram nestes lugares. Não recebo reclamações de que o pequeno comércio A, B ou C vem prejudicando a ordem pública.

    O asfalto já começou a chegar as ruas da Pompéia, em Ricardo, que eram as mais prejudicadas, hoje são um tapete. Muitas outras viram.

    As comunidades do outro lado de Anchieta como Parque Tiradentes, Criança Esperança e Final Feliz pela primeira vez estão sendo tratadas com respeito, as obras de Esgoto, Água, Luz e Asfalto já estão a pleno vapor. Quem passa por lá ou vive naquela área já percebe a melhora na vida de todos!

    Esse jeito informal que temos é uma qualidade da Zona Norte, a prefeitura sabe e concorda com ele, por isso ao contrário do que nosso amigo anônimo afirma, tem sim investido pesado em nossos bairros. Tenho orgulho de fazer parte dessa mudança.

    ResponderExcluir