segunda-feira, 5 de abril de 2010

RIO 2016: Legado Ambiental Olímpico.

Todo o foco do Brasil hoje é voltado para os Jogos Olímpicos de 2016 muito antes de sua abertura oficial, vários outros eventos esportivos irão acontecer no Brasil como, por exemplo, os Jogos Militares em 2011, a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014, não esquecendo dos jogos Pan Americanos e Para-Pan americanos realizados em 2007 na cidade do Rio de Janeiro.
Todos viram o seu foco para as vilas olímpicas, os equipamentos esportivos, o transporte, o trânsito e o turismo como grande legado que esses eventos mundiais deixam nos lugares que passam. Por isso é preciso mostrar um outro lado que não pode ser esquecido em uma cidade que possui Mata Atlântica, Rios, Lagos, Manguezais, Baía, e um litoral belíssimo como o Rio de Janeiro, que é o olhar ambiental.
Temos que mudar a cidade aproveitando que todos querem investir, principalmente o seu tempo, digo os milhares de voluntário, para uma cidade que em menos de 10 anos receberá mais de seis eventos internacionais esportivos.
Urbanizar, pavimentar, iluminar, construir, transportar, alimentar, recepcionar todos com uma visão prioritária na defesa do meio ambiente. Obras de drenagem, construir e reconstruir redes de esgoto, iluminar de forma consciente econimizando energia, criação e incentivo fiscal para o transporte a base do biodiesel, coleta seletiva do lixo e implantação de usinas de reciclagem, consumo responsável de água potável e a formação profissional em ênfase ao meio ambiente, e querem apenas investir 10% do orçamento destinados ao jogos olímpicos ao meio ambiente, quando 25% seriam o ideal.
Claro que ensinar idioma nas escolas públicas é muito importante neste momento, mais nossas crianças e adolescentes tem que ser ensinados e até mesmo treinados profissionalmente a defender, proteger e cuidar no dia-a-dia em sua casa, na escola, no lazer, na sua vida transmitindo uma consciência ambiental as suas famílias. Com essa atitude de amor a cidade do Rio de Janeiro não só pela sua beleza, não pela realização dos jogos olímpicos, mas também pela transformação sócio-ambiental e conômica realizada através da defesa do meio ambiente.

2 comentários:

  1. Esses anos serão mágicos para a Cidade do Rio, Professor. Serão anos que se eternizarão na memória das várias gerações que estão por vir.
    Fico bastante confiante quando vejo os nossos representantes comprometidos com o desenvolvimento sustentável , consciente, da nossa região.
    Paulo Henrique - Lona de Anchieta

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo, muito obrigado pelo carinho e atenção! Seu apoio é muito importante para nós!

    ResponderExcluir