quarta-feira, 30 de abril de 2014

FIQUEM ATENTOS!

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, iniciou na última terça feira dia 22 de abril a vacinação contra a gripe. A campanha permanecerá até o dia 09 de maio de 2014.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar cerca de 470 postos de vacinação neste sábado, 26 de abril, Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe. Além das Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde – que funcionarão das 8h às 17h para a aplicação da vacina contra a influenza – haverá postos extramuros espalhados por toda a cidade, montados em igrejas, escolas, clubes, praças, entre outros locais de grande concentração do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
A vacinação contra a influenza começou no dia 22 de abril e vai até 9 de maio. A meta é imunizar cerca de 1,250 milhão de pessoas, entre idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde, que são os grupos prioritários da campanha. O número corresponde a 80% da população-alvo.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina é segura e a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.


Fonte Diária Oficial do Município do Rio de Janeiro.

PREFEITURA REALIZA AULA INAUGURAL DO SEGUNDO ANO DO PROJETO ‘DEFESA CIVIL NAS ESCOLAS’

 A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Defesa Civil, realiza nesta terça feira (29), às 9h, no CIEP Samuel Wainer, na Tijuca, Zona Norte, aula inaugural do segundo ano letivo do projeto ´Defesa Civil nas escolas´, que inclui na grade escolar da rede municipal de ensino do Rio temas voltados para a redução de riscos,desastres e acidentes. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e foi baseado no artigo 29 da Lei Federal 12.608. No ano passado, 2.500 alunos de 71 turmas do 5º ano de escolas municipais participaram do projeto. Este ano, serão contemplados mais de 2.600 alunos de 77 turmas.
Durante o evento, os alunos das novas turmas participarão de atividades educativas com a equipe da Defesa Civil e haverá apresentação musical do grupo ‘Todos Juntos e Misturados’, formado por alunos do CIEP.
Os professores foram capacitados para ministrar as aulas e receberam um caderno elaborado pela Defesa Civil em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e a Cruz Vermelha Brasileira. Na biblioteca de cada escola, há um livro com conteúdo mais denso e completo para servir de apoio para os professores. No início das aulas, os alunos também receberão material didático.
Ao todo, serão quatro módulos, divididos por bimestre, onde serão abordados os seguintes temas: Defesa Civil e Prevenção de Acidentes Domésticos; Educação Ambiental e Desastres Naturais; Primeiros Socorros; Chuvas e suas consequências na cidade do Rio de Janeiro. No fim dos quatro semestres, os alunos participarão de um exercício simulado para aplicarem na prática os conceitos aprendidos.
Participam do lançamento do projeto o secretário de Conservação, Marcus Belchior, o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta, o secretário estadual de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yasushi Takase, o presidente da filial do Rio de Janeiro da Cruz Vermelha, Luís Alberto e do professor e pesquisador do Grupo de Análise de Risco da COPPE/UFRJ, Moacyr Duarte.


Fonte Diária Oficial do Município do Rio de Janeiro.