segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Orçamento e Finanças do Município do Rio de Janeiro

Todas as pessoas, especialmente os eleitores, esperam que os administradores tenham um plano de governo e que esse plano, de forma efetiva, auxilie e oriente o funcionamento da administração, visando a promover o desenvolvimento econômico-social e a segurança do município. Apesar de este conceito ser muito claro, não havia, até há pouco tempo, uma valorização do planejamento orçamentário como instrumento para concretizar as aspirações populares.

A Constituição de 1988 que, no Brasil, a ação governamental passou a obedecer a um planejamento, norteando-se segundo planos e programas gerais, setoriais e regionais de duração plurianual, orçamento programa anual, programação financeira de desembolso. A gestão das finanças públicas passou a ter uma sistemática muito mais elaborada e a tomar uma dimensão de extrema importância na gestão pública.

Planejamento é o processo de se pensar antes de agir. É uma atividade que se desenvolve com o objetivo de estabelecer caminhos e direções para que determinados resultados sejam alcançados. Sem o planejamento não se consegue gastar, da melhor forma, os recursos (impostos, taxas, contribuições etc.) arrecadados em benefício da população. Como um dos problemas da sociedade consiste justamente na limitação dos recursos frente às suas necessidades, é bem possível que o desejo de realizar despesas seja superior à previsão de receitas a receber. Por essa razão, deve-se estabelecer o planejamento dos gastos, elegendo as despesas consideradas prioritárias, ou seja, aquelas mais importantes a serem realizadas, deixando de lado, ou para outra oportunidade, aquelas não consideradas tão essenciais. Dessa forma, o ideal seria que os governos fizessem o planejamento com a participação da população.

É importante que todos tenham consciência de que as demandas deverão ser coletivas e as propostas pactuadas e priorizadas. O planejamento é consubstanciado em lei e recebe o nome de orçamento público. Expressa, em termos financeiros e técnicos, as decisões políticas na alocação dos recursos públicos, estabelecendo as ações e programas prioritários para atender às demandas da sociedade. Além de permitir um controle sobre as finanças públicas, evitando que sejam realizados gastos que não tenham sido orçados, o orçamento público atua como instrumento da programação de trabalho do governo como um todo, e de cada um de seus órgãos em particular. As despesas e as receitas contidas no orçamento público afetam de várias maneiras todos os cidadãos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

BOM DIA!

Aos eleitores e amigos que ontem me reelegeram para continuar como um de seus representantes na Câmara Municipal de nossa cidade maravilhosa, o meu profundo agradecimento por mais esta oportunidade.

Neste dia que comemoro o meu aniversário foi o maior presente que eu poderia ter recebido.

Muito obrigado! Estamos juntos!

Um forte abraço


sábado, 6 de outubro de 2012

Até a vitória!

Aos familiares, amigos e toda equipe de campanha que direta e indiretamente estiveram conosco nesta árdua luta, queremos expressar o nosso reconhecimento e gratidão, com a certeza de que nosso trabalho não foi em vão.

Um forte abraço.

#votecerto #15633 #somosumrio #15


VITORIOSA CARREATA

Aos amigos e eleitores que estiveram conosco hoje em carreata encerrando de maneira grandiosa à nossa campanha, os nossos agradecimentos, com a certeza de continuarmos sempre juntos.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a especial presença do amigo, líder e presidente do PMDB Jorge Picciani e dos seus filhos Deputado Federal Leonardo Picciani e o Deputado Estadual Rafael Picciani.

#agenda #votecerto #15633 #15 #somosumrio


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

♪ O RIO DE JANEIRO VAI TE AGRADECER ♪

Caros amigos, hoje, quarta feira, 3 de outubro, faltam exatamente 4 dias para as eleições. Quanto mais pessoas puderem divulgar nossas propostas, mais chance de continuarmos mudando o Rio teremos. Peço o seu voto! Com humildade e muito trabalho de que, juntos e somente juntos, conseguiremos! 

Um forte abraço e obrigado! 

#votecerto #15633

terça-feira, 2 de outubro de 2012

MEU MUITO OBRIGADO!

Já assistiram o nosso último vídeo? Ele é um agradecimento ao trabalho de toda equipe e aos moradores que deram seus depoimentos sobre o trabalho do vereador Professor Uóston em suas comunidades.

Emocionante!