terça-feira, 31 de maio de 2011

Orçamento 2012


A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira recebeu nesta segunda-feira (30/05), os representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, dando continuidade à série de audiências públicas para discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Oçamentárias para o exercício de 2012.

O secretário Hans Dohmann apresentou aos vereadores as metas e diretrizes da pasta: reduzir em 20% o tempo de espera nas emergências dos quatro grandes hospitais públicos municipais até 2012, tendo como referência o ano de 2009; ampliar a cobertura do Programa Saúde da Família , tendo como referência o ano de 2008; criação do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI) com meta de 36 mil atendimentos por ano até 2012, além da construção de 20 novas UPA’s 24h ( Unidade de Pronto Atendimento ).

A vereadora e vice-presidente da Comissão, Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), ressaltou que algumas das metas estabelecidas para o ano de 2010 não foram cumpridas, e considerou ambiciosas as estipuladas na apresentação. “É importante analisar como foi 2010, para avaliar como estamos em meados de 2011 e assim possa conseguir estabelecer realisticamente 2012”, declarou a parlamentar. Andrea Gouvêa também quis saber quantas famílias foram atendidas pelo Programa Saúde de Família. De com o secretário, já foram registradas 1 milhão de famílias.

Hans Dohmann concordou que são metas ambiciosas, mas garantiu que não haverá modificações nas ações previstas. O secretário destacou ainda a redução da taxa de mortalidade materna, infantil e por doenças cardiovasculares como exemplos de êxito nas atuações da Secretaria, além reforma de 46 unidades de saúde.

TERCEIRIZAÇÃO

O vereador Paulo Pinheiro (PPS), Presidente da Comissão de Saúde, aproveitou a oportunidade para lembrar que o Executivo não cumpriu com a designação de parte do orçamento para a criação de emendas. O vereador informou que apresentou emenda orçamentária para a compra de leitos e que os recursos tiveram outra destinação. “Estou trazendo esta questão na audiência pública porque acredito que a Comissão de Orçamento precisa verificar o que será feito. Não dá para planejar um orçamento de emendas e depois a Prefeitura desconsiderá-las” relatou o parlamentar. O vereador questionou o secretário sobre a terceirização da Saúde através das Organizações Sociais e, ao mesmo tempo, a falta de profissionais em alguns setores . Paulo Pinheiro quis saber se as vagas serão preenchidas através de concurso público ou por profissionais das OS’s.

Para a vereadora Teresa Bergher (PSDB) as metas estão modestas, principalmente a que se refere a expansão do atendimento do Programa Saúde da Família e ressaltou que as unidades precisam ser fiscalizadas. A vereadora usou como exemplo a unidade do PSF na comunidade Pavão Pavãozinho, no bairro de Copacabana, onde em alguns dias da semana, não existem profissionais para realizar o atendimento à população. Também falou sobre a instalação de UPA’s em algumas praças, tirando assim o direito de lazer da população. Citou como exemplo a instalação do Hospital da Mulher da Praça Primeiro de Março, no bairro de Bangu. De acordo com Teresa Bergher, as construções estão infringindo a Lei Orgânica Municipal.

A Comissão também é composta pelos vereadores Prof. Uóston (PMDB) como presidente, e Dr. Carlos Eduardo (PSB). Também participaram da audiência a subsecretaria geral da SMS, Anamaria Scheider, o subsecretário de Gestão, Flavio Alcoforado, o subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, João Luiz Costa e a superintendente das Áreas de Planejamento, Betina Durovini.

sábado, 28 de maio de 2011

Quinta Audiência Pública para discutir as diretrizes orçamentárias


A Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara do Rio, realizou na última sexta-feira (27/05), a quinta audiência pública para discutir as diretrizes orçamentárias apresentadas pelo secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.

As principais metas da Comlurb para 2012 são reduzir em 8% a emissão de gases causadores do efeito estufa e acabar com o envio dos resíduos sólidos da Cidade para os aterros de Gramacho e Gericinó, além de tornar mais acessível a coleta de lixo nas comunidades do Rio. As ações serão cumpridas através de três programas: gestão sustentável de limpeza urbana, conservação e melhoria de logradouros e espaços de interesse público e novo aterro sanitário.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, apresentou como principal objetivo da secretaria a modernização dos serviços de conservação como iluminação, esgotamento sanitário e contenção de encostas. “Uma das conquistas no ano de 2011 foi a reciclagem do material para realização de obras em asfaltos, o que contribui para a conservação do meio ambiente e ameniza os gastos dos cofres públicos”, ressaltou Osório.

O presidente da Comissão, vereador Prof. Uóston (PMDB), elogiou a apresentação do secretário e ressaltou que a atual gestão tem apresentado resultados bem diferentes das anteriores. O parlamentar também falou sobre a cultura da população de que se todas as luzes da Cidade estiverem acessas é porque está segura e iluminada. “Quando eu ligo para reclamar eu não me preocupo em ver se todas as luzes estão acessas, mas sim se está iluminando a rua de forma adequada. Dá para ver a diferença de uma rua bem iluminada e uma com uma iluminação antiga”, destacou o parlamentar.

A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), vice-presidente da Comissão, também elogiou o trabalho da SECONSERVA, mas deixou claro que ainda existe muita coisa a fazer. “Por mais que tenha avanços, ainda existe muita reclamação da população quanto aos serviços prestados. A falta de iluminação não pode mais ser capa dos jornais. Enquanto houver reclamação, haverá o que fazer” disse a vereadora.

O vereador Rubens Andrade (PSB) questionou Roberto Osório sobre a existência de entulhos em algumas localidades e propôs que seja estudado um modelo de implantação de reciclagem destes resíduos. O parlamentar também falou sobre os bueiros, indagando qual órgão é responsável em multar as concessionárias sobre os acidentes que aconteceram recentemente no bairro de Copacabana.

Também estiveram presentes o vereador Jorginho da SOS (DEM), a subsecretária de Gestão da SECONSERVA, Sueli Massambane Borges, o sub-secretário de Engenharia e Conservação, Marco Aurélio Regalo de Oliveira, a diretora-presidente da Comlurb, Ângela Fonti e o diretor-presidente da Rioluz, José Henrique Pinto.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Melhorias na Infraestrutura Urbana estão previstos recuperar 300 km de vias públicas na Zona Norte


A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (26/05), numa iniciativa da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, a quarta audiência pública com objetivo de discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para exercício de 2012.

O Plenário da Casa recebeu ontem o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto da Silva, que apresentou as metas da pasta para 2012. Para implementar melhorias na Infraestrutura Urbana estão previstos recuperar 300 km de vias públicas na Zona Norte, reduzir em 20% o número de pontos críticos de enchentes, tendo como referência o ano de 2008, e a conclusão da Fase 1 do projeto Porto Maravilha.
Questões como o saneamento na Zona Oeste, o orçamento conclusivo do Museu do Amanhã e o roteiro das obras da Transoeste e Transcarioca foram levantadas pelos vereadores, entre eles, Carlo Caiado (DEM), que também solicitou explicações sobre o licenciamento da BRT projetada até o Jardim Oceânico, o fechamento do Hospital Pedro II e o cronograma da Vila Olímpica.

O vereador Rubens Andrade (PSB) também questionou o secretário sobre a execução da Transcarioca. Pelo projeto, o corredor expresso ligará a Barra da Tijuca até o bairro da Penha. Mas, segundo o vereador, a imprensa tem divulgado que o término do trajeto será no Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador. O parlamentar também solicitou explicações sobre a implantação da Transolímpica.

A vice-presidente da Comissão, vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), lembrou que a Secretaria de Obras foi o órgão municipal que recebeu a pior avaliação deste governo. O secretário informou que embora enxergue injustiças, irá tentar aperfeiçoar ainda mais suas atribuições. “Resta trabalhar cada vez mais em prol da sociedade, a fim de melhorar todas as obras do município”, disse Alexandre Pinto. A parlamentar questionou ainda sobre o orçamento do Museu do Amanhã , inicialmente estipulado em R$ 130 milhões, mas que já foi alterado para R$ 200 milhões, além do projeto da Bacia do Mangue, para melhorar a canalização na Praça da Bandeira.

O secretário informou aos vereadores que acompanhou cerca de 700 processos de obra e serviços de manutenção desde que assumiu a Secretaria, totalizando 2500 execuções, algumas já concluídas e outras em andamento. Porém, segundo o secretário, este número pode aumentar, pois a demanda de obras na cidade está em expansão.

A Comissão de Finanças e Orçamento também é composta pelos vereadores Prof. Uóston (PMDB) como presidente e Dr. Carlos Eduardo (PSB). Também estiveram presentes os vereadores Jorginho da SOS (DEM), Paulo Pinheiro (PPS), Rubens Andrade (PSB), o presidente da Rio-URBE, Marco Antônio de Almeida, o presidente da Rio Águas, Mauro Duarte e o presidente da GEO-Rio, Márcio Machado.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Orçamento 2012


Dando seqüência ao ciclo de audiências públicas realizadas pela Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, nesta quarta-feira (25/05) a Secretaria Municipal de Habitação apresentou aos vereadores os planos e metas para 2012 com atenção para as áreas de risco e ocupações irregulares no Município.
Entre as ações previstas estão promover até o final do próximo ano a construção de 50 mil novas unidades de habitação através de parcerias público e privadas, além de reduzir em pelo menos 3, 5% as áreas ocupadas por favelas no Município.
O secretário Rogério Bittar citou os Programas Minha Casa, Minha Vida, incluso no Morar Maravilha e no Morar Carioca, como caminhos de possível transformação da vida de muitos cariocas de baixa renda. “O Programa Minha Casa, Minha Vida é muito importante, pois permite que famílias que tenham uma renda de até três salários mínimos possam adquirir sua habitação, já o Morar Carioca, é um sucedâneo melhorado do Favela-Bairro. Aprendemos com o Favela-Bairro e implementamos o Morar Carioca”, ressaltou o secretário.

Além dos membros da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, também participaram da audiência os vereadores Reimont (PT), Jorginho da SOS (DEM), Paulo Pinheiro (PPS), Sonia Rabello (PV), e o subsecretário municipal de Planejamento, Projetos e Obras, João Luiz da Silva.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

2ª Audiência Pública do Orçamento 2012


A segunda audiência pública que discute as Diretrizes Orçamentárias para 2012 abordadas no Projeto de Lei n° 910/2011, de autoria do Poder Executivo, foi realizada nesta terça-feira (24/05), no Plenário da Câmara do Rio.
Na reunião, a Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira convidou a Secretaria Municipal de Transportes para esclarecer os programas e ações que serão realizados no próximo ano.
Os programas estratégicos para 2012 estão divididos em quatro ações: Racionalização e Integração Físico-Tarifária do Bilhete Único, Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. Essas ações correspondem à organização de corredores expressos que serão exclusivos para transportes coletivos. O objetivo é estabelecer a ordem nas paradas obrigatórias, diminuir o fluxo intenso nas vias e aumentar a qualidade do serviço prestado à população. Segundo o Secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão Fontes, as principais metas são reduzir o tempo médio de viagem em pelo menos 10%, reduzir o gasto diário dos usuários de transporte público em no mínimo 10% e ampliar até o final de 2012 o Bilhete Único Carioca em até 15% no total de pagantes que hoje são de 40 mil.
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) questionou que grande parte dos investimentos públicos para as Olimpíadas e a Copa do Mundo estão direcionados ao bairro da Barra da Tijuca. De acordo com a parlamentar “o desenvolvimento da cidade do Rio não está na Barra da Tijuca, outras áreas deveriam ter maior atenção como Zona Oeste e Zona Norte. A grande preocupação são os gastos excessivos nos corredores expressos que não atingem a quantidade suficiente de pessoas e poderiam trazer problemas futuramente”.
Para 2010, o Secretário Alexandre Sansão afirmou que serão instalados na Tijuca sinais inteligentes capazes de se auto programarem de acordo com a necessidade do trânsito. Esse seria o primeiro passo para o progresso tecnológico no trânsito do Rio. Até 2012 todos os postos de operação, que auxiliam na segurança e no controle do trânsito carioca, serão modernizados e mais 400 postos distribuídos em toda cidade. Além dos membros da Comissão de Finanças e Orçamento, participaram da audiência os vereadores Paulo Pinheiro (PPS) e Jorginho da SOS (DEM).

terça-feira, 24 de maio de 2011

UM DIA COM A RIOLUZ - SECONSERVA

É com muito prazer que compartilho com vocês esse vídeo que retrata simbolicamente um dia de trabalho da Rio Luz que faz o Rio ser tão bonito tanto de dia quanto de noite. Espero que gostem!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Orçamento 2012


A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara do Rio iniciou nesta segunda-feira (23/05), o ciclo de audiências públicas com o objetivo de discutir o Projeto de Lei nº 910/2011, que estabelece as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2012.
Na ocasião, o Secretário Municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, apresentou aos vereadores os resultados do Programa Cartão Família Carioca e de programas complementares como os de Promoção e Assistência Social e Gestão Administrativa.
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) questionou a falta de metas no atendimento aos jovens usuários de drogas, e ainda, a demora no cumprimento das medidas previstas no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). A parlamentar também criticou as ações do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que, segundo ela, não são desenvolvidas há várias gestões.
De acordo com a SMAS, o convênio foi assinado em dezembro de 2009, tendo sido executadas algumas ações necessárias à implantação, em 2011, dos Projetos Mulheres da Paz, Protejo e Núcleo de Justiça Comunitária.
“A secretaria de Assistência Social aposta num novo tipo de atendimento aos cidadãos, voltado à atenção integral e não somente ao acolhimento em abrigos. Nossa meta é buscar reintegrar essas pessoas à sociedade e à família, com a inserção no mercado de trabalho e em programas sociais, priorizarando as ações para melhoria da qualidade de vida; desenvolvimento do capital humano; erradicação da pobreza extrema, redução da pobreza e da desigualdade social”, concluiu Rodrigo Bethlem.

domingo, 22 de maio de 2011

Audiência Pública discute Corredor Expresso Transolímpico


Numa iniciativa da Comissão Permanente de Assuntos Urbanos, a Câmara do Rio realizou na sexta-feira (20/05), no Plenário da Casa, audiência pública com a finalidade de ouvir, debater e acompanhar as obras de implantação da via denominada Transolímpica, corredor expresso para ônibus articulados e automóveis que ligará o bairro do Recreio dos Bandeirantes a Deodoro.

Presidente da Comissão, o vereador Chiquinho Brazão (PMDB) ressaltou a importância de dar transparência à população com propriedades na extensão das obras sobre todos os detalhes do projeto, a fim de tornar viável tratar cada caso nos aspectos financeiro e social. “Não podemos desacelerar o progresso, mas temos que saber que tudo isso demanda um custo, precisamos ter a garantia de que as indenizações serão justas”, ressaltou o parlamentar.

Para esclarecer aos envolvidos sobre as desapropriações que serão estabelecidas para a construção do corredor expresso e suas melhorias no entorno da região, foram convidados o chefe de gabinete da Prefeitura, Luiz Antônio Guaraná, o secretário de Obras, Alexandre Pinto da Silva e o subsecretário de Transportes, Carlos Maolino.

Estiveram em debate questões como a definição conclusiva do trajeto, os custos do controle de reserva fundiária que possam causar possíveis impedimentos nas realocações, a previsão de indenizações, a clareza nos estudos de impactos ambientais e a futura integração de transporte. Os estudos apresentados pela Prefeitura prevêem um transporte público de alta capacidade definido como BRT (Bus Rapid Transit), com tráfego de 50 mil veículos diariamente e redução dos trajetos da Barra da Tijuca/ Recreio para Deodoro.

A Comissão Permanente de Assuntos Urbanos é composta também pelos vereadores Jorge Braz (PT do B), como vice-presidente e Professor Uóston (PMDB). Também estiveram presentes os vereadores Roberto Monteiro (PC do B), Rubens Andrade (PSB), Sônia Rabello (PV), Marcelo Piuí (PHS), assim como o coordenador de Macroplanejamento da Secretaria Municipal de Urbanismo, Daniel Mancebo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PRESTANDO CONTAS A POPULAÇÃO

Após inúmeras reclamações dos moradores, o Vereador PROF. UÓSTON e os Deputados RAFAEL e LEONARDO PICCIANI têm o prazer de informar que o Prefeito EDUARDO PAES autorizou a RIOLUZ a substituir a Iluminação Pública em diversas ruas de nosso bairro Parque Anchieta, serão 124 pontos de luz totalmente reformulados.

A obra será iniciada imediatamente, atendendo cerca de 515 Famílias que residem nas ruas beneficiadas, além das pessoas que locomovem-se pelo local.

RUAS ATENDIDAS NESTA AÇÃO:

R. Adilson Maia, 12 pontos de luz serão substituídos no dia 19/maio            
R. Augusto Leonardo, 19 pontos de luz serão substituídos no dia 19/maio       
R. Hélio Jacovazzo, 8 pontos de luz substituídos no dia 19/maio           
R. Onésio Manoel, 7 pontos de luz serão substituídos no dia 19/maio             
R. Agenor Pinto Duarte, 7 pontos de luz serão substituídos no dia 19/maio          
R. Duranta, 5 pontos de luz serão substituídos no dia 19/maio                    
R. Jalapa, 8 pontos de luz substituídos no dia 19/maio                      
R. Luis Portugal, 6 pontos de luz substituídos no dia 20/maio           
R. Matízia, 10 pontos de luz substituídos no dia 20/maio
R. Ravenala, 6 pontos de luz substituídos no dia 20/maio
R. Caliandra, 8 pontos de luz substituídos no dia 20/maio
R. Joaquim Sales, 5 pontos de luz substituídos no dia 20/maio
R. Waldevino Silva, 4 pontos de luz substituídos no dia 20/maio
R. Gabriel Salgado, 7 pontos de luz substituídos no dia 20/maio
R. Álvaro de Albuquerque, 5 pontos de luz substituídos no dia 20/maio
Praça João Moreira, 7 pontos de luz substituídos no dia 20/maio

É MAIS SEGURANÇA PARA NOSSAS FAMÍLIAS!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIA DO GARI!

Com seu uniforme laranja, ele está em todo canto da Cidade. Onde quer que haja algum lixo para ser recolhido, algum detrito para ser varrido, qualquer tipo de sujeira que esteja na areia da praia, nos morros, nas ruas, nas praças, lá está o nosso amigo anônimo. Até nas enseadas e lagoas ele pode ser visto, em catamarãs, recolhendo o lixo flutuante do espelho d’água. Ou mesmo nas encostas, retirando as pichações feitas pelos vândalos. Ele é carioca e tem a cara do Rio!

Faz 40 anos que o dia 16 de maio é dedicado ao Gari. A data foi instituída em outubro de 1962, através da Lei 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, e comemorada pela primeira vez em 1963.

Parabéns a esse trabalhador tão especial, que ajuda a tornar o Rio de Janeiro uma cidade mais limpa, mais saudável e cada vez mais Maravilhosa! Afinal, são 8.900 toneladas de resíduos sólidos recolhidos em todo o Município pelos 9.841 garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana.



SUSTADA AQUISIÇÃO DE CARRO OFICIAL


O Presidente da Câmara do Rio, vereador Jorge Felippe (PMDB), fez um comunicado à imprensa na sexta-feira (13/05) informando a decisão de sustar a aquisição dos veículos oficiais, modelo Jetta, da Volkswagen.

O vereador Jorge Felippe informou ainda que está agendada uma reunião terça-feira (17/05) às 13h, na Presidência da Casa, na qual será discutida a destinação que se dará aos recursos empregados – R$ 2.282.880, 60 referentes à compra de 33 veículos. O Ato do Presidente está publicado na edição desta segunda-feira do Diário da Câmara Municipal.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Recapeamento Asfáltico






Hoje iniciamos o RECAPEAMENTO ASFÁLTICO das Ruas Abaúna e Caliandra nos bairros de Ricardo de Abuquerque e Anchieta.

A obra está sendo realizada pela SECONSERVA.

OBS: Também está sendo realizada a OPERAÇÃO TAPA BURACO nas Ruas Himaláia, Quioto, Fróes de Abreu, Ubarana e outras de nossa Região.

Rua da Encarnação em Guadalupe






Inauguração das obras de urbanização!

Estavam presentes na Rua da Encarnação o subprefeito André Santos, o Adm. Regional de Anchieta, Sérgio Farias, o Adm. Regional da Pavuna, Paulo Pacheco, além de outras autoridades do nosso município.

Essa Obra é mais uma prova que juntos podemos muito mais. Tenho orgulho de fazer parte dessa mudança!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bairro Maravilha Pavuna


Inauguração de parte das obras do Bairro Maravilha Pavuna.


"Com a ajuda do Prefeito Eduardo Paes e com os investimento pesados que ele já vem fazendo em nossa Região, a vida dos moradores da Pavuna certamente vai mudar" Prof. UÓSTON




ESSA VITÓRIA É DE TODOS NÓS!

terça-feira, 10 de maio de 2011

PODA DE ÁRVORES EM RICARDO DE ALBUQUERQUE

A COMLURB realizou no dia 08/05/2011 grande operação de PODA DE ÁRVORES em vários pontos do Bairro de Ricardo de Albuquerque.

As ruas Pereira da Rocha e Aripuá já foram atendidas, outras já estão em andamento.

É a zona Norte do Rio de cara nova! É a gente cuidando de você!




segunda-feira, 9 de maio de 2011

O PONTO CINE FAZ FESTA PARA COMEMORAR SEUS 5 ANOS, HOJE, NO SHOPPING GUADALUPE!



UM CINEMA DE VANGUARDA

O Ponto Cine é a primeira sala popular de cinema digital do Brasil. Sua missão é interiorizar o cinema culturalmente nas pessoas e geograficamente no Brasil. Tendo como diferenciais a tecnologia de ponta, a programação diferenciada - que prioriza filmes brasileiros-, e o preço popular.

O Ponto Cine é resultado do projeto ProSocialCinema - Promoção Social de Cinema -, iniciado em 2002 e que, desde 2006, conta com o patrocínio da Petrobras. 

O Ponto Cine já foi premiado pela Ancine como o Maior Exibidor de filmes Brasileiros em todo o país (2007, 2008 e 2009).
É o primeiro cinema da américa latina a possuir um Selo Carbon Free. Mantém a maior taxa proporcional de ocupação de cinema/Brasil.
Em 2009 seu idealizador, Adailton Medeiros, recebeu do Jornal O Globo o Prêmio Faz Diferença na categoria Cinema. 

O Ponto Cine é reconhecido também pela sua filosofia: Arroz, feijão e Cinema.

Porque cinema alimenta a alma das pessoas e fortalece a consciência de um País.

É O RIO NO CINEMA! PARTICIPE DESSA FESTA!


PARABÉNS, PONTO CINE!

domingo, 8 de maio de 2011

FELIZ DIA DAS MÃES





Neste dia tão especial, quero parabenizar e desejar muita felicidade à todas as MÃES.
Mãe a gente só tem uma. Cuide bem da sua.


Com muito carinho,
Vereador Prof. UÓSTON

quarta-feira, 4 de maio de 2011

33 anos da SBA - Sociedade Beneficente de Anchieta


A Sociedade Beneficente de Anchieta, fundada em 2 de maio de 1988, é uma instituição beneficente de assistência social, dedicada à habilitação, à reabilitação e à promoção social de crianças e adolescentes com diferentes tipos de deficiência (física, mental), sindromicos, bem como àquelas que apresentam distúrbios na área da comunicação, da aprendizagem e do comportamento.

Contando com um espaço físico constituído de vinte e cinco salas, um setor de hidroterapia com piscina aquecida, além de refeitório e sala de dança. Atende, em regime ambulatorial, de Segunda a Sexta-feira, em horário integral, a mais de 600 crianças de 0 a 18 anos, residentes em um dos grandes bolsões de pobreza localizado entre a zona norte e a baixada fluminense.

As crianças recebem atendimento especial às suas necessidades através de uma programação definida e orientada por uma equipe técnica que inclui as seguintes especialidades terapêuticas: Neurologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Hidroterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Pedagogia, Serviço Social.)

Em complemento às especialidades terapêuticas a instituição oferece ainda as seguintes atividades de apoio: Atendimento-dia; Informática; Cozinha Experimental; Oficina de Artesanato; Teatro; Dança; Expressão Corporal; Judô; Ritmo e percussão; Atividades recreativas; Passeios Culturais.

E ainda, com recursos próprios, um grupos de ações complementares: Apoio à Família; Alfabetização de adultos; Dentinho Feliz; Saindo do Ninho; Ação Comunitária; Eventos Científicos.

Conheço e reconheço o alto grau de seriedade do trabalho desenvolvido por esta instituição no nosso bairro de Anchieta. Parabéns a todos que de alguma forma ajudaram a SBA nesses 33 anos! Parabéns pelo excelente trabalho desempenhado! Parabéns ao nosso querido amigo Presidente e fundador, Márcio Petroni e nossa querida Diretora, Ivone.

São os votos,
Vereador Professor UÓSTON.